terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sobre a liberdade sexual e a atenção às consequências


Sabe aquela coisa que os pais sempre dizem aos filhos quando bem crianças? “Nunca converse com estranhos”? Ando reflexiva...

É tanta notícia de violência com mulheres... Mulheres comuns como eu, como você ou alguém que você ama, mulheres que são colocadas em situações de violência sem muitas vezes terem sequer a consciência de que com alguns cuidados básicos talvez muitas maldades pudessem ter sido evitadas... Não estou dizendo que temos controle sobre tudo, de jeito algum. Mas não sei...

Há alguns anos escrevi um texto em que respondi a uma questão de outra amiga: Sexo no primeiro encontro é legal? Hoje acho que minha perspectiva mudou o foco e o olhar. Sexo com um quase desconhecido não tem só a ver com o direito de liberdade sexual, o direito histórico adquirido pelas mulheres de vivenciarem plenamente o prazer. Não tem só a ver com o sexo em si, e muito menos com o fato de se você vai se sentir bem ou mal, plena ou superficial depois. Tem a ver com o fato de MESMO SEM TER QUALQUER CONSCIÊNCIA DISSO estar se abrindo para o que há de pior no planeta te encontre. A gente não conhece as pessoas... seu caráter, suas intenções ou objetivos não estão estampados no carro que elas dirige ou no bairro em que elas moram... Então, é preciso se cuidar.

Escrevo porque conversei hoje pela manhã com uma amiga a quem amo muito e que me contou ter se inscrito em um site de encontros furtivos. Ela, toda empolgada, contando para a amiga (eu!) supercabeça aberta. Esperou que eu vibrasse com ela (A gente não nasceu pra ser feliz?), não vibrei. Fui acometida por uma preocupação tão profunda...  Não se trata de liberdade feminina e da realização de fantasias... Se trata da quantidade cada vez maior de mulheres seqüestradas pelo tráfico que as torna prostitutas, se trata de pessoas desaparecidas para terem extraídos os seus órgãos, se trata de mulheres violentadas, sodomizadas, assassinadas...

Papo trágico? Coisa de velho? Acho que não. Liberdade sexual sim, mas cuidado consigo SEMPRE E EM PRIMEIRO LUGAR. Se expor a relações sexuais com estranhos (sejam eles provenientes de sites ou da paquera instantânea no bar) é correr riscos desnecessários e muitas vezes altos demais.

Achei que devia escrever isso de forma bem explícita hoje. Minha resposta à pergunta inicial hoje seria “Sexo no primeiro encontro? NÃO”.

Li num anúncio antiaids uma vez um slogan que achei forte e bonito... “Viva tempo suficiente para encontrar a pessoa certa.” E para isso é preciso se cuidar. Seja livre, realize cada fantasia sua... MAS TENHA CUIDADO!

EXISTEM PESSOAS MÁS NO PLANETA. Não confie, não acredite que nunca ira acontecer com você. Ou pode ser que vá.

Se proteja. Para o seu próprio bem.
Extraído do blog serendipities

0 comentários: